quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Biologia, uma Ciência única.

Para a próxima Reunião Acadêmica da Biologia da Unisinos, o plano é trazer à baia assuntos diferenciais e inovadores, que transparesçam o crescimento exponencial de conhecimento científico que vem sendo acumulado nos últimos tempos, de forma a atualizar os interessados e gerar discussões valorosas.

Escamas da borboleta Cethyosia biblis, tirada sob luz incandescente pelo Dr. Douglas Clark de San Francisco, California, EUA. A complexidade de uma asa de borboleta talvez seja suficiente para instigar questionamentos bem mais profundos.

As Ciências Biológicas representam para o século XXI o que as ciências físico-química representaram para o mundo nos séculos anteriores, com o potencial grandioso de mudar toda nossa visão sobre o que sabíamos ou o que pensávamos que sabíamos sobre a vida, o universo e o nosso papel no desenrolar dos tempos.

Em uma tentativa de construção e afirmação de uma identidade filosófica e diferencial da Biologia perante as outras áreas do conhecimento humano, gostaríamos de expor temas atuais e relevantes para o cidadão moderno. Exemplos seriam a Astrobiologia, uma área emergente e interdisciplinar que se preocupa com a origem, manutenção e destino da vida no universo, ou ainda a ecologia de microorganismos e seu papel crucial no desenvolvimento e evolução de toda a nossa Biosfera, a problemática da conservação das espécies e de seus ecossistemas. Instigando nosso lado mais filosófico, também pretendemos voltar nossos olhos para o futuro da espécie humana, como indivíduos que já interagem e necessitam de máquinas para sobreviver quanto sociedade, frente aos problemas climáticos, sociais e tecnológicos que iremos enfrentar se nosso desejo for continuar nossa história como espécie. 

Com estes temas, pesquisadores, estudantes, representantes de ONGs e de órgãos públicos serão convidados a apresentar e discutir as problemáticas e as pesquisas em andamento nesta que se destaca como ciência única, a Biologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário